Ontem assistimos a um filme durante a aula de Humanidades chamado Anjos do Sol. O filme trata da história de uma menina de 12 anos, que como milhares de outras meninas, são vendidas e recrutadas para serem prostitutas.
Ano passado assisti a um filme chamado Cidade do Silêncio, fiquei muito impressionada com o que sofrem aquelas mulheres de Juárez, no México. E, agora, estou completamente assombrada pelo que podemos encontrar, bem ao lado.
A verdade mesmo é que fiquei mais impressioanda com a facilidade que certas pessoas tem em aceitar esse tipo de situação, encarando isso simplesmente como um problema, nada mais.
Pra mim a prostituição de crianças não é um simples problema, é algo muito assustador, muito mais profundo.
Fiquei pensando, ao assistir aquele filme, o que pensa uma criança dessas? A confusão na sua cabeça. A alienação em que ela é obrigada a viver, não sabe como é viver, é escravizada. Escravizada sentimentalmente, emocionalmente, sexualmente.
Fiquei muito chateada.
Mais chateada ainda com a ineficácia do ESTADO, que se diz guardião dos direitos do ser humano. O Estado vaga por aí pregando suas benfeitorias com panca e pose de herói, com a Constituição debaixo do braço. "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, GARANTINDO-SE aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA, À
LIBERDADE, À
IGUALDADE, À SEGURANÇA E À PROPRIEDADE" (...)
Há alguns meses atrás eu estaria "metendo a boca", usando as palavras pra denegrir a imagem dos políticos e cidadãos. Mas percebi que isso não leva a nada, isso é, praticamente, uma demagogia barata. A verdade é que eu mudei, e hoje quando vejo esse tipo de situação cresce em mim uma vontade imensa de fazer alguma coisa, de lutar por essas pessoas.
Na verdade, qualquer tipo de sofrimento contra uma pessoa, aparentemente, mais fraca me traz repugnância.
É, realmente, uma pena saber que casos como o da pequena Maria são tão comuns e tão frequentes. É, mais ruim ainda, sabermos que quem tem o poder de fazer algo pra mudar isso está muitas vezes abusando de meninas como Maria.
O Estado no papel é perfeito, mas a sua realidade é uma desgraça. Total desgraça.
Os políticos criam leis para competir com a chapa contrária, saber quem vai ganhar: Os que apóiam a lei proposta, e os que não apóiam. Quando a lei entra em vigor eles comemoram a vitória e esquecem da eficácia.
Certa vez um amigo meu me provou que, realmente, existe o que é certo e o que é errado. Eu acreditava ter um meio termo, algo como instinto natural, mas não existe. Uma prática é certa ou uma prática é errada. Ficar em cima do muro só piora a situação. Ficar morno não é ser alguma coisa. É ser, apenas, morno, sem finalidade, sem uma meta. E, sabe, os homens escolhem o caminho que querem seguir.
A verdade é que aquela menina não escolheu aquele caminho, mas no fim ela acaba se adptando a ele, porque não lhe resta escolha (ou não lhe resta esperança). A verdade é que aquela menina está naquele caminho porque nós escolhemos o que é errado. Nós escolhemos a desigualdade, nós escolhemos rejeitar essas pessoas da sociedade, nós escolhemos permanecer nesse sistema desigual e corrupto. As pessoas vão por caminhos errados, porque nós permitimos que elas vão.
A fome existe porque nós permitimos que ela exista, o abuso sexual existe porque nós, assim, o permitmos. A prostituição existe porque nós escolhemos caminhos errados, nós financiamos o mercado da podridão, da sujeira, da injustiça. Mesmo sem sabermos. Nós financiamos a destruição, a guerra, a dor. Somos todos culpados.
Não é Deus que deixa coisas ruins acontecerem, somos nós. Como diz na própria Bíblia, os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Os caminhos do Senhor, não são os nossos caminhos.
Sabe, são coisas elevadas que Deus tem para nós. E é por isso que não é difícil crer que Jesus pode mudar uma vida de uma pessoa assim, porque seus pensamentos são muito mais elevados que os nossos. E esse é o papel do missionário, levar a palavra de esperança aos que estão mortos. Levar as 'boas novas' aos que estão desesperados. E não apenas pregar, mas abraçar, amparar, alimentar, cuidar.
Que o Senhor possa capacitar essas pessoas maravilhosas, que amam a palavra e a presença de Deus, que são capazes de falar do amor de Deus a quem está sedento de amor.
Bom, acho que já falei muito! E o texto está só espichando. Mas a verdade é que era só isso que eu tinha pra falar, demonstrar minha indignação, assumir a minha culpa, e parabenizar a pessoas que estão prontas a levar a palavra de esperança a quem precisa e QUER esperança.
Beijinhos!!! =*
"Que o nome de Deus seja louvado para sempre, pois dele são a sabedoria e o poder! É ele quem faz mudas os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes. Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido na escuridão, pois com ele mora a luz. Ó Deus dos meus antepassados, eu te agradeçoe e te louvo, pois me deste sabedoria e poder. Tu resposte à nossa oração, nos mostrando o que o rei quer saber."
Daniel 2.21,22,23
Ele conhece o que está escondido na escuridão de cada ser humano. ;)