2/03/2011

Cegueira


Hoje de manhã, lendo meu devocional no livro Pão Diário, da Rádio Trans Mundial, me deparei com uma história que falou muito comigo. Contava a história do cego Bartimeu, aquele que ouvindo falar de Jesus, gritou por Ele, para que Ele pudesse lhe dar a cura. As pessoas chegaram até o tal cego e disseram: “Fique quieto Bartimeu!” Queriam mostrar a ele que ele estava incomodando Jesus.

Mas Jesus, com seu dom ímpar em amar as pessoas, ouviu o cego clamando por Ele, e em poucos minutos o cego já estava curado, e seguia pelo caminho junto com Jesus.

(Marcos 10. 46-52)

Então, lendo a respeito disso, uma pergunta impertinente apareceu no final da leitura, a pergunta era: E você? Em quais áreas da sua vida você precisa voltar a enxergar? Quais áreas são cegas e precisam de cura?

Aquela pergunta me incomodou um bocado, e eu fiquei pensando nisso.

Não vou dizer quais são as áreas da minha vida em que preciso enxergar, mas gostaria de lhe ajudar a entender o que isso quer dizer.

Existem coisas nas nossas vidas, que nos causam cegueira espiritual. Pode ser a tradição da nossa família, podem ser os nossos traumas, nossos sofrimentos. Quantas vezes não conseguimos enxergar que somos bonitos, que somos sensíveis, que somos amáveis. Às vezes não sabemos ao menos quem somos, olhamos para nós mesmos e pensamos – mas afinal das contas, quem sou aqui por dentro? – por trás de toda aquela fachada de pessoa dura, inquebrável, intocável. Ou até mesmo por trás daquela fachada de pessoa super amável, carinhosa, educada.

São muitas máscaras que nos tapam a visão e também tapam o que os outros enxergam a nosso respeito.

Precisamos ser curados da cegueira sobre nós mesmos, sobre quem somos, precisamos tirar das nossas vidas as viseiras que nos tapam, que não nos deixam entender quem somos, que não nos deixa entender que somos queridos, que somos amados, que somos filhos de Deus. Precisamos tirar do nosso coração os traumas do passado, chorar para Deus nos traz conforto.

Depois de reconhecermos o quanto somos cegos, o quanto não enxergamos a nós mesmos ou a Deus, precisamos nos achegar a Deus, chamar a atenção dEle para que Ele nos cure. Para que Ele nos traga restauração e visão. Visão para avançar com Ele, assim como fez o cego Bartimeu.

Sabe qual é o grande problema das pessoas? Achar que enxergar a Deus é sinônimo de ir a Igreja, ou de se tornar evangélico. Não! Enxergar a Deus é vê-lo como Seu amigo, aquela pessoa que está lá em todo tempo, sem parar. Isso é enxergar e deixar de ser cego. A religião em si, pode acabar tornando-se uma viseira, mas a palavra de Deus é luz!

Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo! Sal, porque temperamos a vida das pessoas (na quantidade certa, pois podemos acabar salgando demais), e luz porque podemos ajudar aqueles que não enxergam passar a enxergar.

Não tenha medo das trevas, quando você é a luz!

Quero finalizar meu texto dizendo pra você, que Deus foi humano como você. Ele passou pelas mesmas tribulações, sentimentos, e muitas vezes foi tentado a ser mal-humorado, a desistir de tudo, a se render à sua carne, EXATAMENTE COMO VOCÊ É. E é, exatamente por isso, que ELE TE ENTENDE quando você erra. Porque Ele sabe o quanto é difícil.

Não tenha medo de se achegar a Deus, afinal de contas, Ele tem cura para você! Ele lhe trará visão.

Um comentário:

  1. Oi Laís!

    Quero felicitar-lhe pela proposta e conteúdo de seu blog, e encorajar-lhe a prosseguir.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, ficarei honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Abraço!

    ResponderExcluir