2/11/2011

Qual é o seu Isaque?


"Depois destas coisas, provou Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: - Eis me aqui.

Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas e vai à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.

Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, albardou o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e a Isaque, seu filho. Tendo cortado lenha para o holocausto partiu para o lugar que Deus lhe dissera."

(Genêsis 22.1-3)

Penso que não seja necessário transcrever o restante da história, pois já sabemos que Deus impede que Abraão mate seu filho e em troca da sua obediência lhe dá um novilho para ser sacrificado e também uma descendência infinita através de Isaque, descendência tal que traz à vida nosso querido e lindo melhor amigo: Jesus!


Mas a verdade, é que Deus tem falado muito comigo através desse texto esses dias. Algumas vezes, Deus nos prova, Ele pede para que nós entreguemos à Ele aquilo que mais amamos, com sinceridade de coração, não porque Ele é um Deus malvado, não! Mas ele nos prova para sabermos se estamos PRONTOS para receber aquilo que é o melhor, para recebermos as promessas que Ele tem para as nossas vidas.


Não é certo dizer pra você que a vida cristã é uma vida fácil. Mas é uma vida completa. Mesmo passando as dificuldades, mesmo tendo que abrir mão daquilo que queremos fazer, que nossa mente quer fazer, que nossa carne quer fazer, viver em Cristo é ser preenchido por dentro. E então, as dificuldades são apenas dificuldades que podem ser superadas.


Sou uma prova viva de que entregar nosso Isaque não é fácil. Entregar para Deus um relacionamento, uma amizade, entregar para Deus uma falha no nosso caráter, um pecado, uma vontade que não conseguimos segurar, entregar para Deus aquilo a que temos mais amor é uma das coisas mais difíceis da vida. Entregar esse algo não quer dizer que não amamos mais aquilo, mas quer dizer que amamos a Deus sobre todas as coisas. E é a maior demonstração de que confiamos Nele e naquilo que Ele quer fazer através de nós.


Mas não tenha medo. Tenha fé, aliás a fé é a confiança nas coisas que não vemos ainda.

Quantas são as vezes que Deus nos põe à prova e nós falhamos? Nem por isso Ele desisti de nós, muito pelo contrário, Ele nos perdoa e nos faz melhores para que na próxima prova possamos dar ao Deus do Universo, ao Deus que tem cuidado de nós, ao nosso melhor amigo, apenas algo que amamos, quando Ele mesmo entregou o seu único filho para nós fôssemos livres da condenação eterna.

Quer saber por quê há tanto sofrimento no mundo? Porque o coração das pessoas se desviaram, seus caminhos não são os caminhos de Deus e os seus pensamentos não são os pensamentos de Deus. A Bíblia diz que devemos primeiro servir ao Reino de Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Não aceite menos do que 'todas as outras coisas' se você está fazendo a vontade de Deus. Mas aprenda que num relacionamento com um Deus tão amável, tão misericordioso, grandioso e amigo, devemos antes de tudo oferecer-nos a Ele, como sacrifício vivo, pois assim, Ele cumpre nas nossas vidas as promessas que desde muito tempo já havia feito, muito antes da fundação dos séculos!

Deus não deixa de cumprir suas promessas, mas para que elas nos alcancem devemos, antes de tudo, sermos obedientes.


Dê a Ele seu Isaque, com alegria e obediência, e o que virá depois é algo que os seus olhos não viram e o seus ouvidos não ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, apenas porque você ama a Deus sobre tudo!

Um comentário:

  1. Olá,
    Parabéns pelo blog, Deus tem falado comigo através dele e tenho certeza que muitas pessoas tem sido tocadas por estas palavras! Que Deus continue te usando e te abençoando, dando-lhe saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir