2/27/2011

Estar no mundo, sem pertencer a ele


Hoje, fechou com chave de ouro o assunto que eu queria escrever aqui no Blog. Há dias que eu venho pensando sobre algo muito polêmico, dentro de mim. Como estar no mundo e não pertencer a ele?

''Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.'' João 9.5

Essa semana publiquei em meu twitter uma frase, ela dizia assim ''Seguir a Jesus não é deixar de fazer o que você gosta... É apenas perceber que as coisas não conseguem te fazer tão feliz, como Ele te faz.''

Pensei muito sobre isso. Sobre como falar do amor de Deus para outras pessoas, sem desrespeitá-las, sem desonrar suas crenças, sem que elas pensem que amar a Deus é abrir mão de todas as suas particularidades e gosto? E tenho recebido uma resposta a cada novo dia sobre isso, e sabe qual é? ''A melhor maneira de falar do amor de Deus, é amando.''

Missões nós fazemos aonde estamos. Não é necessário correr por todos os cantos da Terra para fazer missões, pois elas começam aqui. Pregar a um povo específico, trata-se de chamado de Deus, pregar a TODOS os povos trata-se de obediência.

Estar no mundo sem pertencer a Ele quer dizer que quando tudo à sua volta diz que é impossível, você sabe que possível. Não pertencer ao mundo é quando o estresse e o nervosismo te pegam 'de jeito' e você se acalma e aquieta o seu coração, confiando em Deus; não pertencer ao mundo é você saber se desapegar daquilo que tem, pois você sabe que o mais importante não trata-se de bens materiais; não pertencer ao mundo quer dizer que você devolve o troco quando aquela pessoa te passa troco a mais; não pertencer ao mundo diz respeito às roupas que você doa a quem precisa, àquela família que você ajuda todo mês, ao seu dízimo e sua oferta que é dada para que o Reino cresça. Não pertencer ao mundo é aprender a amar aquele que te faz mal, que fala mal de você pelas costas, que faz fofoca, que gera intriga, que não acredita em você, ou que faz questão de te deixar pra baixo.

Sabe, querido, não pertencer ao mundo diz sim respeito à vida eterna, à vida pós morte, mas diz muito mais sobre quem somos aqui. Como agimos aqui. Será mesmo que estamos dispostos a perdoar aquela pessoa que ousou falar mal de nós, perdoar aquele que acabou com a nossa vida, nos feriu? Isso é não pertencer ao mundo. Isso é não caminhar como o mundo caminha, sabendo que a verdadeira razão da vitória, não é vencer, mas é vencer com honestidade, com dignidade.

A Bíblia diz que um dia, todos nós, deveremos prestar contas diante de Deus. TODOS nós. Ateus, muçulmanos, judeus, cristãos católicos ou não, espíritas... Todos nós prestaremos conta diante desse Deus. E eu me pergunto duas coisas:
1) O que você terá para apresentar à Deus?
2) Você sabia que àqueles que receberem a Jesus, terão suas contas lavadas e renovadas perante Deus?

Não se esconda de Deus, pois Ele tem o melhor para a sua vida. Não tenha medo de fazer o que é certo, às vezes nós não queremos fazer algo, temos medo de ousar, mas no final das contas, o importante mesmo é estarmos no CENTRO da vontade de Deus.

Qual é o centro da vontade de Deus, hoje, para a sua vida? É que você corra para missões? É que você perdoe alguém que deve perdoar? É que você volte para a igreja? É que você se sinta amado, com todos os seus defeitos?

Eu quero dizer algo pra você. Você é lindo! Você é perfeito! Você é amado, é querido e foi sonhado por Deus.

Deus tem grandes coisas pra fazer na sua vida.

Esteja no mundo, mas não pertença a Ele! Continue caminhando na contramão desse mundo. Pois é a fé que te leva ao caminho certo, sempre.

Faça missões: Ame.


P.s: Essa criança da foto é da Igreja do casal de missionários da minha igreja lá na África, e eu simplesmente me apaixonei por ela!

2/20/2011

Corações


Você sabia que existem vários tipos de corações?
Existe um coração onde a semente cai meio por fora, não penetra na terra, nesse coração os pássaros fazem festa. Comem a semente. Porém existe um coração onde a semente até cai, mas o solo é rochoso, a semente não cria raízes, o sol a queima. Mas existem ainda um terceiro coração, aquele onde a semente é plantada entre os espinhos, e quando a semente cresce e começa a ficar bela, os espinhos a sufocam. Felizmente, existe um terceiro tipo de coração, o que eu mais gosto, é aquele em que a terra é boa, a semente caiu, ficou bonita, grande, vistosa e ainda deu frutos!

Que tipo de coração é o seu?

Preparar a terra do nosso coração não é fácil. Visto que em meio a essa preparação a pior parte é arrancarmos as raízes e espinhos (tradições, idéias, crenças, deficiências de caráter, corrupções, desvirtudes, vícios, dores, traumas...), adubar, limpar, cuidar, preparar as valas, arrancar os talos... Não é fácil! Todo ser humano sabe disso.

Mas devemos aprender algo muito profundo com tudo isso, devemos mexer com o passado apenas para sermos curados, depois de curados, limpos e renovados, o passado se torna passado. E só isso. A terra torna-se boa, pronta para a semeadura.

Será que o seu coração é tão vazio que uma semente não consegue brotar dentro dele? Será que mesmo você ouvindo e SABENDO o que é certo se fazer, você não faz porque é trabalhoso demais? Será mesmo que é melhor deixar que as aves arranquem a semente do seu coração?

Hoje, depois de um mês inteiro ouvindo sobre essa palavra na célula, eu gostaria de dizer pra você que eu, como ninguém mais, sabe o quanto é fácil falar que o passado é passado, que acabou e pronto, a vida continua. Eu sei que o passado não é tão simples assim, eu tenho segredos como você, tenho dores, traumas e não sou tudo que eu queria ser. Mas estou me esforçando ao máximo para que a semente cresça em mim, todo novo dia é um dia de arrancar os espinhos, mesmo que pequenos, mesmo que estes espinhos ainda estejam pequenos.

Não achei que esse texto ficou com toda a pompa que eu estava planejando. Nem achei que ele ficou tão organizado e bonito. Mas nesse dia, peço a você, com a mesma humildade do meu texto, para que você pare e medite um pouco sobre que tipo de coração é o seu.

Se nós tivéssemos idéia do quanto somos dotados de características boas, o mundo não seria tão complicado como é hoje.

Quero plantar uma semente hoje no seu coração, quero dizer pra você que certa vez um homem pisou nessa Terra com um único propósito: SALVAR VOCÊ. Ele tinha o coração adubado, limpo, mas ele carregava algo mais, ele carregava as sementes, a semente do amor, da paz, da alegria, da prosperidade, do carinho, do sucesso... Mas a mais importante de todas as sementes era o AMOR, que viria em forma de salvação. Esse homem viveu como você, chateou-se como você, comeu como você (talvez até mais do que você! :p), chorou como você, amou como você, foi tentado como você, e por isso Ele te entende quando você erra, porque Ele já foi como você. Mas a diferença é que Ele não errou.

A maldade que existe no mundo, a descrença, as guerras, a fome, a tristeza não existe por causa desse homem ou por culpa dele, existe porque os novos semeadores não sabem como semear. Os semeadores não sabem preparar a terra, e as terras não querem ser preparadas.

A culpa meu querido, não é desse homem, a culpa é nossa. Ele fez tudo que pôde e mais um pouco por todas as pessoas. E você? Fez alguma coisa?

A verdade, é que esse homem te amou tanto, tanto, a ponto de dar a sua vida. Mas Ele não amou como você ama (amando só quem te ama), Ele te amou mesmo você não amando mais ninguém ou mais nada, nem mesmo a Ele.

Se erramos? Erramos sim. Eu mesma sou prova viva disso. Pecados diferentes? Consequências diferentes. Mas a diferença é que nós temos o amor e a força de Deus para resistirmos à essas consequências.

Quero dizer pra você, que se hoje seu coração está como uma terra seca, sem adubo, sem esperança, quero dizer pra você se entregar ao verdadeiro semeador, aquele semeador maior, Ele vai renovar essa terra, vai mandar chuva no seu coração, limpar as feridas, os espinhos... E te entregar uma terra fértil, viva, e você será feliz!

O nome desse homem, que te ama tanto é JESUS. Ele é capaz de fazer aquilo que você não pode fazer. Basta você querer. Não se preocupe mais com os seus erros, Ele já pagou o preço por você, se arrependa e não peque mais. Ele já pagou o preço.

Jesus te convida hoje a produzir! E dar frutos! De alegria! De prosperidade! De paz! De gratidão!

Sempre há uma esperança.


(Quero finalizar esse texto com um parágrafo de um livro do escritor C. S. Lewis, contando um pouco sobre como deixou de ser ATEU e passou a crer em Jesus. Leia:
"Se o universo é mau, ou mesmo um tanto mau, como foi possível aos seres humanos atribui-lo à atuação de um Criador sábio e bondoso? Os homens são tolos, talvez. Mas não tão tolos assim. A inferência direta do preto para o branco, da flor do lodo para a raiz virtuosa, da obra sem sentido para um obreiro infinitamente sábio, faz vacilar a crença. O espetáculo do universo como revelado pela experiência jamais pode ter sido a base da religião: deve ter sempre sido algo a despeito do qual a religião, adquirida de uma outra fonte, foi mantida." (O problema do Sofrimento - C. S. Lewis), portanto, entenda que se ainda existe o bem no mundo, é aí que Deus está e por isso devemos deixar o bem florescer, para que o bem (DEUS) vença o mal.)

2/11/2011

Qual é o seu Isaque?


"Depois destas coisas, provou Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: - Eis me aqui.

Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas e vai à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.

Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, albardou o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e a Isaque, seu filho. Tendo cortado lenha para o holocausto partiu para o lugar que Deus lhe dissera."

(Genêsis 22.1-3)

Penso que não seja necessário transcrever o restante da história, pois já sabemos que Deus impede que Abraão mate seu filho e em troca da sua obediência lhe dá um novilho para ser sacrificado e também uma descendência infinita através de Isaque, descendência tal que traz à vida nosso querido e lindo melhor amigo: Jesus!


Mas a verdade, é que Deus tem falado muito comigo através desse texto esses dias. Algumas vezes, Deus nos prova, Ele pede para que nós entreguemos à Ele aquilo que mais amamos, com sinceridade de coração, não porque Ele é um Deus malvado, não! Mas ele nos prova para sabermos se estamos PRONTOS para receber aquilo que é o melhor, para recebermos as promessas que Ele tem para as nossas vidas.


Não é certo dizer pra você que a vida cristã é uma vida fácil. Mas é uma vida completa. Mesmo passando as dificuldades, mesmo tendo que abrir mão daquilo que queremos fazer, que nossa mente quer fazer, que nossa carne quer fazer, viver em Cristo é ser preenchido por dentro. E então, as dificuldades são apenas dificuldades que podem ser superadas.


Sou uma prova viva de que entregar nosso Isaque não é fácil. Entregar para Deus um relacionamento, uma amizade, entregar para Deus uma falha no nosso caráter, um pecado, uma vontade que não conseguimos segurar, entregar para Deus aquilo a que temos mais amor é uma das coisas mais difíceis da vida. Entregar esse algo não quer dizer que não amamos mais aquilo, mas quer dizer que amamos a Deus sobre todas as coisas. E é a maior demonstração de que confiamos Nele e naquilo que Ele quer fazer através de nós.


Mas não tenha medo. Tenha fé, aliás a fé é a confiança nas coisas que não vemos ainda.

Quantas são as vezes que Deus nos põe à prova e nós falhamos? Nem por isso Ele desisti de nós, muito pelo contrário, Ele nos perdoa e nos faz melhores para que na próxima prova possamos dar ao Deus do Universo, ao Deus que tem cuidado de nós, ao nosso melhor amigo, apenas algo que amamos, quando Ele mesmo entregou o seu único filho para nós fôssemos livres da condenação eterna.

Quer saber por quê há tanto sofrimento no mundo? Porque o coração das pessoas se desviaram, seus caminhos não são os caminhos de Deus e os seus pensamentos não são os pensamentos de Deus. A Bíblia diz que devemos primeiro servir ao Reino de Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Não aceite menos do que 'todas as outras coisas' se você está fazendo a vontade de Deus. Mas aprenda que num relacionamento com um Deus tão amável, tão misericordioso, grandioso e amigo, devemos antes de tudo oferecer-nos a Ele, como sacrifício vivo, pois assim, Ele cumpre nas nossas vidas as promessas que desde muito tempo já havia feito, muito antes da fundação dos séculos!

Deus não deixa de cumprir suas promessas, mas para que elas nos alcancem devemos, antes de tudo, sermos obedientes.


Dê a Ele seu Isaque, com alegria e obediência, e o que virá depois é algo que os seus olhos não viram e o seus ouvidos não ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, apenas porque você ama a Deus sobre tudo!

2/03/2011

Cegueira


Hoje de manhã, lendo meu devocional no livro Pão Diário, da Rádio Trans Mundial, me deparei com uma história que falou muito comigo. Contava a história do cego Bartimeu, aquele que ouvindo falar de Jesus, gritou por Ele, para que Ele pudesse lhe dar a cura. As pessoas chegaram até o tal cego e disseram: “Fique quieto Bartimeu!” Queriam mostrar a ele que ele estava incomodando Jesus.

Mas Jesus, com seu dom ímpar em amar as pessoas, ouviu o cego clamando por Ele, e em poucos minutos o cego já estava curado, e seguia pelo caminho junto com Jesus.

(Marcos 10. 46-52)

Então, lendo a respeito disso, uma pergunta impertinente apareceu no final da leitura, a pergunta era: E você? Em quais áreas da sua vida você precisa voltar a enxergar? Quais áreas são cegas e precisam de cura?

Aquela pergunta me incomodou um bocado, e eu fiquei pensando nisso.

Não vou dizer quais são as áreas da minha vida em que preciso enxergar, mas gostaria de lhe ajudar a entender o que isso quer dizer.

Existem coisas nas nossas vidas, que nos causam cegueira espiritual. Pode ser a tradição da nossa família, podem ser os nossos traumas, nossos sofrimentos. Quantas vezes não conseguimos enxergar que somos bonitos, que somos sensíveis, que somos amáveis. Às vezes não sabemos ao menos quem somos, olhamos para nós mesmos e pensamos – mas afinal das contas, quem sou aqui por dentro? – por trás de toda aquela fachada de pessoa dura, inquebrável, intocável. Ou até mesmo por trás daquela fachada de pessoa super amável, carinhosa, educada.

São muitas máscaras que nos tapam a visão e também tapam o que os outros enxergam a nosso respeito.

Precisamos ser curados da cegueira sobre nós mesmos, sobre quem somos, precisamos tirar das nossas vidas as viseiras que nos tapam, que não nos deixam entender quem somos, que não nos deixa entender que somos queridos, que somos amados, que somos filhos de Deus. Precisamos tirar do nosso coração os traumas do passado, chorar para Deus nos traz conforto.

Depois de reconhecermos o quanto somos cegos, o quanto não enxergamos a nós mesmos ou a Deus, precisamos nos achegar a Deus, chamar a atenção dEle para que Ele nos cure. Para que Ele nos traga restauração e visão. Visão para avançar com Ele, assim como fez o cego Bartimeu.

Sabe qual é o grande problema das pessoas? Achar que enxergar a Deus é sinônimo de ir a Igreja, ou de se tornar evangélico. Não! Enxergar a Deus é vê-lo como Seu amigo, aquela pessoa que está lá em todo tempo, sem parar. Isso é enxergar e deixar de ser cego. A religião em si, pode acabar tornando-se uma viseira, mas a palavra de Deus é luz!

Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo! Sal, porque temperamos a vida das pessoas (na quantidade certa, pois podemos acabar salgando demais), e luz porque podemos ajudar aqueles que não enxergam passar a enxergar.

Não tenha medo das trevas, quando você é a luz!

Quero finalizar meu texto dizendo pra você, que Deus foi humano como você. Ele passou pelas mesmas tribulações, sentimentos, e muitas vezes foi tentado a ser mal-humorado, a desistir de tudo, a se render à sua carne, EXATAMENTE COMO VOCÊ É. E é, exatamente por isso, que ELE TE ENTENDE quando você erra. Porque Ele sabe o quanto é difícil.

Não tenha medo de se achegar a Deus, afinal de contas, Ele tem cura para você! Ele lhe trará visão.