8/04/2010

Pétalas


Quantos queriam abraçá-la naquele momento. Mas não podiam.

Nunca havia ganhado flores. Mas uma vez, com um desses amores passageiros da adolescência, sentada em frente a escola, em frente a um roseiral pequeno, ele retirou a rosa do pé. E era exatamente como ela gostava, uma daquelas rosas mais clarinhas... Aquela rosa rosinha.

A flor havia durado uns 15 dias, era tão pequenina que a guardou em um copo, desses copos de requeijão, que todo mundo tem em casa, com água. Trocava a água todos os dias, e a rosa permanecia.

Mas foi perdendo as pétalas com a chegada dos dias. Todos os dias havia uma pétala flutuando, no copo grosso, na água fria. Boiava como bóia, e ela limpava o copo dia após dia.

A rosa não morreu de uma vez, se desfez aos poucos.

Com ela era mais ou menos assim. Ia se desfazendo aos poucos. E uma pétala que cai, de forma alguma terá como voltar a seu lugar. Simplesmente cai.

Talvez perdesse tanta pétala por esperar tanto dos outros. Era romântica demais a garota. Não é divertido sem isso (sem as flores, sem os chocolates, sem as grandes demonstrações de amor, sem aquele romance bobo, aquela conquista diária) - pensava antes de dormir. E como as coisas não eram assim, mais uma pétala deixava na cama quando acordava.

Talvez não precisa-se de tanto. (É claro que romantismo e seus trejeitos deixam qualquer menina ou mulher meio abobada, perdida, e loucamente apaixonada.) Essas coisas alimentam a paixão de uma história de amor.

Mas o amor (sentimento), meu amigo, é uma coisinha que a água não tinha sob a rosa no copo velho. Amor é o sentimento que te faz brotar, mesmo que suas pétalas já estejam todas pela casa, pela esquina, pela rua, pelo trabalho; brotar é sua função. E apesar de você tentar não fazer a pétala cair, ela sempre cairá. Mais cedo ou mais tarde. E serão os brotos que farão com que a vida (o amor) continue acontecendo.


"E o tempo que levou uma rosa indecisa
a tirar sua cor dessas chamas extintas
era o tempo mais justo. Era tempo de terra.
Onde não há jardim, as flores nascem de um
secreto investimento em formas improváveis." (Carlos Drummond de Andrade)

É lá que as pessoas vivem, onde não há jardim. Apesar de serem flores.

Surpreenda quem você ama, aposte em um investimento que durará para sempre. Faça brotar. E receba o que lhe é devido: A mais linda rosa do mundo, você a conhecerá tão bem que logo as pétalas deixarão de cair, os espinhos serão brotos, e ela terá tantos deles, mas tantos brotos, que não haverá lugar melhor para se estar do que ao lado de quem você ama e de quem te ama de volta.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário